Visto italiano para estudante

Oi, gente!

Todo mundo sabe que alguns países, como os Estados Unidos, exigem que o visitante tirem visto para o ingresso no país. Mas pra alguns países da Europa, inclusive Itália, nem sempre é preciso ter visto de entrada. O visto é necessário para todos aqueles que ficarão mais de 90 dias no país, como foi o meu caso.

A Itália tem 6 consulados no Brasil (Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo), além da embaixada em Brasília. Cada consulado tem uma área de atuação e é preciso ficar atento a isso. Uma amiga de Goiânia quase teve problemas para tirar o visto aqui em Belo Horizonte, só liberaram após comprovar que ela mora e estuda aqui.



Eu sinceramente não sei se existe diferença entre os procedimentos em cada embaixada, então é necessário observar isso. Para quem é atendido pelo consulado de BH, é necessário entrar no site do Consulado Italiano em Belo Horizonte e marcar o atendimento. O ponto é que o site só libera uma semana por vez, então não dá pra marcar com muita antecedência, é bom marcar apenas quando a documentação já estiver toda pronta ou quase. Além disso, eles só atendem terça e quinta de manhã então muitas vezes os horários disponíveis para atendimento acabam super rápido! Em uma das minha tentativas, as vagas acabaram 3 minutos depois que o sistema abriu. E eu não consegui marcar. Mas nem sempre é concorrido assim... Por via das dúvidas é bom saber que todo dia meia-noite (horário italiano!) o sistema libera mais um dia de atendimento. Logo, as vagas de terça-feira, 29/08, por exemplo, foram liberadas na segunda-feira 21/08, às 19h (0h do dia 22 na Itália).

Antes de marcar o atendimento, é preciso fazer um cadastro no site do Consulado e criar um login e uma senha que serão usados pra futuros acessos. Na página do usuário são fornecidas é possível conferir a lista de agendamentos do usuário, marcar novos e cancelar algum, se necessário.

No momento do agendamento escolhe-se um horário, mas na prática funciona por ordem de chegada. O pior é que não tem senha, então tem que ser esperto e ficar de olho pra tentar fazer essa história de ordem de chegada dar certo. Em geral as pessoas tentam respeitar (tirando um que passou na minha frente descaradamente...), mas chega uma hora que fica meio difícil ter esse controle. Por isso é bom chegar cedo.

Eram dois atendentes. Um atendia os estudantes do Ciência sem Fronteiras e o outro atendia o resto. Ok. O que atendia "o resto" em princípio era um italiano bem grosso, mas foi super educado comigo. O negócio é ter tudo em mãos e não ficar insistindo se faltar alguma coisa. Eles não cedem. Agradeça e volte outro dia.

No consulado, pelo que vi, eles não têm a intenção de barrar ninguém. Mas eles são bem rígidos em relação à documentação e, como eu disse, não cedem.

Documentação pedida

  • Passaporte com validade superior a três meses após o término do período de estudo;
  • Comprovante de matrícula da Universidade de origem (no meu caso levei uma Declaração de Afastamento emitida pela UFMG. Funcionou também);
  • Carta de aceite da Universidade italiana;
  • Seguro saúde (IB-2 ou algum particular com cobertura mínima de 30.000 euros)
  • Declaração da bolsa de estudos e/ou comprovação de que tem o correspondente a no mínimo 800 euros por mês para se manter por lá.
  • Passagem
  • Hospedagem
  • 1 foto 3x4
  • Formulário que eles fornecem lá mesmo

Observações importantes:

  • Eles só trabalham com documentos ORIGINAIS. Então não serve, por exemplo, carta de aceite recebida por e-mail. Serve, no máximo, a impressão da reserva de passagem.
  • O mesmo vale em relação à hospedagem. Alugou um apartamento, um quarto? Leve o contrato original. E-mails trocados com o proprietário, por exemplo, não valem. Caso não tenha é necessário levar uma reserva de hotel para pelo menos 8 dias em nome da pessoa que vai viajar. No caso da reserva, pode ser o voucher da internet mesmo, mas é essencial que conste o nome da pessoa. Dica: caso não tenha o contrato original, vale fazer a reserva de um hotel, levar e cancelar a reserva depois! ;)
  • No meu caso, embora eu vá bancar minha viagem, eu não tinha como comprovar isso, então usei a renda da minha mãe no Consulado. Nesse caso, ou caso alguém de fato banque a viagem por você, é necessário levar os últimos três contra-xeques da pessoa, imposto de renda do último ano E uma declaração, com firma reconhecida, de que a pessoa enviará no mínimo 800 euros/mês.
  • Ainda em relação à comprovação de renda: caso tenha o dinheiro guardado, é necessário que o dinheiro esteja na conta de quem vai viajar, caso contrário é necessária a mesma declaração que precisei levar. E mais: é preciso levar o extrato dos últimos três meses, carimbado pelo banco. Só tirar o extrato em caixa eletrônico não serve.
  • Se na cidade que você mora não tiver um consulado é importante conferir qual consulado atende a sua cidade. Aconteceu, por exemplo, de uma pessoa de Juiz de Fora que veio para BH, já que o consulado daqui atende Minas. No entanto, para o atendente, a residência dele é no Rio de Janeiro, uma vez que está matriculado em uma universidade de lá e, portanto, deveria ser atendido pelo consulado de lá.
  • O visto de estudante é gratuito!!
  • Se estiver faltando alguma coisa, nada de desespero. Siga as instruções dadas por lá e volte. No fim dá tudo certo! Eu consegui na segunda tentativa!

Consulado da Itália em Belo Horizonte

Rua dos Inconfidentes, 600. Funcionários (Esquina com Avenida Getúlio Vargas)
www.consbelohorizonte.esteri.it

Comentários

  1. Quanto tempo antes da viagem deu entrada no pedido do visto?

    ResponderExcluir
  2. Ei, Alice!

    Então, tem três coisas que você tem que levar em consideração: 1) Pelo menos aqui em BH (e creio que em todos os outros consulados), você precisa marcar pra tirar o visto e as vagas por dia são limitadas. Em período de alta temporada, meio e final do ano, você pode ter dificuldade pra marcar o que acaba atrasando o processo. Então quanto antes começar a olhar isso, melhor. 2) Frequentemente dá algum problema com documentação, então geralmente é preciso remarcar e aí, normalmente, é necessária pelo menos mais uma semana. 3) O visto fica pronto em 7 dias.

    OU seja: contando com todos esses imprevistos, você precisa garantir que seu visto ficará pronto antes da viagem. Quanto antes puder fazer, melhor. O ideal é dar entrada assim que tiver todos os documentos em mãos, MAS, eu particularmente, aconselharia a iniciar o processo faltando no mínimo um mês para a viagem, para ter uma margem de segurança.

    ResponderExcluir
  3. Você precisou fazer alguma entrevista em italiano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bianca! Então, não precisei fazer nenhuma entrevista exatamente, foi mais uma análise dos documentos, conferência pra ver se tínhamos tudo e só. Trocamos umas poucas palavras com o cara do consulado, que foram mais instruções sobre o que precisávamos providenciar nas primeiras vezes. Mas a comunicação foi feita em português! ;)

      Excluir
  4. Eiii Paulinha... Gostei do Blog! Está bem direcionado para o consulado de BH.
    Tenho uma dúvida...eles pedem um extrato bancário dos últimos 3 meses. Para visto de estudo. Porém eu não tenho o valor que é exigido na minha conta. 800€ x 6 meses daria em torno de 21 mil. Haveria algum problema meus pais ou conhecidos realizar um depósito único num único dia de 20 mil na minha conta num único dia ?? Visto que não possuo essa quantia. Se isso for possível, não consegui entender a utilidade do extrato de 3 meses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eii! Sim, acaba que como fiz tudo em BH, me baseei muito pelo processo da cidade! Heheh! Então, na verdade pode sim! Mas acho que precisa do extrato mesmo assim. Uma amiga minha que foi comigo fez isso... O negócio é que não pode ser um extrato normal, desses que você tira em qualquer caixa eletrônico, tem que ser um extrato da sua agência, que não sei bem como é! No meu caso, eu apresentei o contra-cheque da minha mãe dos três meses anteriores junto com uma carta, autenticada em cartório, falando que ela me bancaria enquanto eu estivesse lá! Ainda que, na verdade, eu tenha pago a viagem com o dinheiro do carro que eu vendi...

      Excluir
  5. Oi Paulinha,
    Demorou para sair seu visto? Eles mandaram por correio?
    E você fez o formulário IB-2?

    Parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir
  6. Paulinha!! Preciso da sua opinião!! Eu fiquei 3 meses na Itália e lá eu fiz um cartão pré-pago em um banco italiano ( tudo no meu nome) e o tenho um valor de 1800€ e fiz uma compra de 2500€ em espécie agora que eu estou aqui no brasil... No processo de visto de estudo está poderia ser uma comprovação de renda?? Meu cartão é da Itália ... qual sua opniao??

    ResponderExcluir
  7. Olá. No meu caso meu sogro e minha sogra que moram na Itália e vão me bancar durante o mestrado, então gostaria de saber se você saberia como faço para comprovar isso?

    ResponderExcluir
  8. Em São Paulo tem que pagar 50 euros para emitir o visto .

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sejam bem-vindos!

Fiquem à vontade para deixar comentários, críticas ou sugestões!

Postagens mais visitadas